21 de Outubro, 2021

EMSO-PT membro Fátima Abrantes recebe prémio

Partilhar

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O membro de EMSO-PT, Fátima Abrantes, é a vencedora do prémio Ambassador 2021  da American Geophysical Union’s (AGU).

A AGU é uma organização sem fins lucrativos que congrega investigadores e comunicadores das áreas das geociências e ciências do espaço. O prémio Ambassador é concedido anualmente a um máximo de cinco homenageados em reconhecimento das suas contribuições numa ou mais das seguintes áreas: impacto social, serviço à comunidade das geociências e ciências do espaço, liderança científica e promoção de talentos ou carreiras.

Este prémio é um reconhecimento importante de toda a comunidade científica das áreas das geociências e ciências do espaço da excelência do trabalho desta investigadora na investigação, educação e comunicação da ciência.

Fátima Abrantes é investigadora principal da Divisão de Geologia Marinha do IPMA e coordenadora do EMSO Gold. É doutorada em Geologia Marinha e dedica-se ao estudo da história dos oceanos no passado geológico. Foi autora de 110 artigos científicos e co-editou o livro “Reconstructing Ocean History: A Window into the Future and The Climate of the Mediterranean Region”.

Sobre o prémio, Fátima Abrantes diz: “Trata-se de uma distinção que chegou como uma surpresa total, nunca esperei! É no entanto muito bom obter um reconhecimento dos pares, a nível internacional, pelo trabalho desenvolvido desde 1990 na formação e desenvolvimento de um grupo de investigação em Paleoceanografia e Paleoclima em Portugal, de todo o esforço para a afirmação do valor do grupo e do país a nível Internacional, passando pela educação de muitos jovens investigadores nacionais e estrangeiros. Apesar das dificuldades que sempre foi preciso enfrentar a nível nacional, este reconhecimento internacional vem confirmar que lutar por um sonho vale a pena!”

Fátima Abrantes junta-se a outros cientistas, líderes, educadores, jornalistas e comunicadores de todo o mundo cujo contributo extraordinário permitiu ampliar as fronteiras da ciência.

A AGU vai celebrar os vencedores deste ano durante a #AGU21 Fall Meeting, a realizar de 13 a 17 de dezembro de 2021 em Nova Orleães, Los Angeles e, online, em todo o mundo.