O processo de aquisição do EGIM – EMSO Generic Instrument Module, foi concluído com sucesso, tendo sido o equipamento entregue ao IPMA em Lisboa.
A RTSys, empresa vencedora do concurso, realizou uma formação de 2 dias nas instalações do Instituto Dom Luiz, membro do consórcio EMSO-PT, contando com a participação de investigadores do IPMA, do Instituto Dom Luiz, e do INESC TEC.
O EGIM passou positivamente os de testes de bancada, e segue brevemente para a fase de instalação piloto a sul de Sagres.
Características especiais do EGIM adquirido: - Observação de 7 parâmetros essenciais (Temperatura, Salinidade, Pressão, Oxigénio dissolvido, Turbidez, Correntes oceânicas, e acústica passiva); - Combinação de materiais de plástico/titânio, com elevada resistência à corrosão eletrolítica, e profundidade máxima de instalação até 6000 m; - Modularidade da unidade de controlo (COSTOF2) permitindo integração de novos sensores, até um total de 12; - Flexibilidade nos modos de instalação submarina: em plataforma assente no fundo (lander) ou em amarração em linha.