FCUL

Website

Contacto

Luis Manuel H. Matias

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) é uma pessoa colectiva pública integrada na Universidade de Lisboa dotada de autonomia administrativa e financeira. Foi fundada em 1911, tendo estado sediada no edifício que acolhia a Escola Politécnica, a sua antecessora, até 1985 ano em que ocorreu a transferência para as atuais instalações no Campo Grande.

A atividade da FCUL desenvolve-se em duas vertentes: ensino e investigação.

Com uma população de mais de 5 000 estudantes, dos quais cerca de 500 são alunos de pós-graduação, e com cerca de 440 docentes e 200 funcionários, a FCUL é uma das maiores escolas de ensino superior público português.

A arquitetura de investigação na Faculdade de Ciências é complexa, tanto na relação entre unidades e departamentos da FCUL, como no envolvimento de inúmeras outras faculdades e institutos de investigação.

A investigação está organizada em unidades de investigação, com diferentes designações: centros, laboratórios e institutos. Estas unidades associam investigadores de diversos departamentos da Faculdade e incluem ainda muitos investigadores (cerca de 30%) de outras Universidades portuguesas ou estrangeiras. A grande maioria destas unidades faz parte do sistema de centros de I&D financiados e avaliados pela FCT.

As unidades de I&D da FCUL atuam em áreas temáticas diversas e algumas são de natureza interdisciplinar, podendo no entanto ser agrupadas por grandes áreas do conhecimento: Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Matemáticas, Ciências da Vida, Ciências da Terra, Ciências e Engenharias da Informática, História e Filosofia das Ciências.