2 de Junho, 2020

Roteiro Nacional de Infraestruturas publicado pela FCT

Partilhar

Share on email
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou o novo Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) disponível aqui.

Por “Infraestrutura de Investigação” entende-se as plataformas, recursos e serviços associados, que as comunidades científicas utilizam para desenvolver investigação de ponta e inovação em áreas científicas específicas, desde as Ciências Sociais, às Engenharias e às Ciências da Vida. Inclui equipamento científico de grande porte, conjuntos de instrumentos científicos, coleções e outros recursos baseados no conhecimento, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e de programação, redes de comunicação que promovam o acesso aberto digital, bem como outras infraestruturas de natureza única essenciais para atingir a excelência na investigação e na inovação.

Fulcral para qualquer Infraestrutura de Investigação é a capacidade de prestar serviços às comunidades científica, educacional, empresarial e industrial.

Com este objetivo, a FCT lançou, em 2013, um concurso para a criação do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE). O concurso lançado pela FCT permitiu mapear e avaliar as infraestruturas de investigação nacionais, identificar áreas prioritárias de interesse nacional e incluir Portugal no grupo de países europeus que têm produzido os seus roteiros nacionais, alinhados com o Fórum Estratégico Europeu para as Infraestruturas de Investigação (ESFRI, em inglês), criado em 2002.

São 40 as infraestruturas incluídas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico que integra o projeto EMSO-PT: the European Multidisciplinary Seafloor and Water Column Observatory (Portugal)