A equipa do INESC esteve em Leixões na primeira semana de Maio para testar os sensores recentemente adquiridos que foram adicionados ao Slocum. O Slocum Glider G2 é um veículo subaquático não tripulado, capaz de mergulhar até 1000 m de profundidade utilizando um motor de flutuação que é capaz de alterar a flutuabilidade do veículo.
O “capitão” das provas marítimas foi Jorge Barbosa, que foi acompanhado pelos pilotos de planadores Nuno Abreu e Eduardo Almeida.
Os sensores que foram testados, foram os:
SBE PUMPED CTD SENSOR – condutividade, salinidade e densidade,
ECO Triplet FLBBCD-SLC – fluorescência/Clorofila a
AANDERAA OPTODE 4831 – oxigénio dissolvido
Os procedimentos de lançamento e recuperação foram testados com sucesso a partir da proa do barco insuflável rígido da INESC (um primeiro…!). Foram também capazes de realizar testes de pré-lançamento (leituras de sensores internos para se certificarem de que tudo está a funcionar correctamente). As comunicações Iridium (satélite) entre o planador e o servidor nas instalações do laboratório do INESC foram também concluídas com sucesso.
Estes testes foram realizados em águas abrigadas dentro do porto, e a equipa pretende testar o equipamento no mar assim que as condições sejam favoráveis.